Wednesday, June 20, 2007

Aniversário de Quatro Anos (Depoimento - Corina)

Dois anos... Parece mentira que já passaram dois anos desde que descobri o blog Expresso Hogwarts pela primeira vez. São muitas coisas que vivi com esta página, assim que tratarei de resumir o máximo que puder e relatar-lhes o principal.
Foi em setembro de 2005 que descobri este blog, por pura casualidade, devo acrescentar. Estava em uma lan, navegando no Google em busca de candydolls. O Expresso foi uma das primeiras páginas que saltaram no buscador e a selecionei ao acaso. As dolls que encontrei no blog me encantaram (estava habituada à típicas dolls de olhos azuis, recentemente aí foi que descobri novos rostos), assim, as copiei para leva-las para casa.
Porém a curiosidade começou a me morder, pois me parecia haver visto capítulos do que parecia um conto, escritos em português, assim, alguns dias depois voltei a acessar o blog.
Neste ponto tenho que fazer um parêntesis. Como alguns sabem, sou uruguaia, porém como meus avós maternos vivem no norte de meu país, no limite com o Brasil, estou familiarizada com o português, embora não saiba fala-lo e escreve-lo (a não ser algumas palavras isoladas).
E assim comecei a copiar os capítulos das historias dos distintos personagens para traduzi-los. Meus fiéis ajudantes foram (e todavia seguem sendo) meu dicionário de português-espanhol e minha mãe, que me ajudava com as distintas expressões locais. Porém em um determinado momento encontrei palavras e expressões que não conseguia traduzir, assim, entrei em contato com a administradora para consulta-la. Foi quando Meri e eu nos conhecemos. Recordo que recebi bem rápido sua resposta, surpresa e feliz por alguém que falava espanhol havia se interessado no blog.
E assim começou uma relação cordial que pouco a pouco foi se transformando em amizade. De vez em quando eu lhe escrevia, algumas vezes para consulta-la sobre o significado de alguma palavra, ou para solicitar alguma base de doll específica (por esse época eu já estava aprendendo a desenhar dolls), ou simplesmente para opinar sobre algum capítulo ou personagem. E pouco a pouco fui criando minha personagem, Corina Frasier.
Ao comentar com Meri sobre minha personagem, ela me propôs que, já que não podia integrar-me ao blog, criasse o meu próprio. À princípio a idéia não me convenceu muito, pois não tinha nem idéia de como manejar um blog, porém Meri me animou e se ofereceu para me ajudar em todo que pudesse, assim, terminei aceitando. E assim, junto com duas conhecidas minhas que também eram fãs de Harry Potter, fundei o blog "Hogwarts, una historia paralela". Durante mais ou menos três meses a página esteve no ar. Não apenas Meri me ajudou, como também Mateus Black, Pedro, Arwen, Diego Potter; durante esse breve período de tempo a página foi um sucesso.
Porém infelizmente surgiram vários problemas, entre eles uma de minhas colegas saiu do blog e meu computador se avariou, pelo que estive ausente durante mais de meio ano. Com todo o pesar em meu coração tive que encerrar o blog. Porém desde já lhes digo que minha outra colega, Amber, e eu retomamos a escrita da história, assim em um futuro ainda um pouco distante reinauguraremos o blog.
Por outro lado, tive a grande honra de colaborar com a criação do Madame Malkins, como tradutora da versão em espanhol. Me alegrou muitíssímo ajudar e ser útil em um projeto tão maravilhoso como esse.
E o último projeto que estou levando a cabo é o Expresso Hogwarts em espanhol. Faz mais ou menos um mês que Meri me escreveu me propondo publicar um blog do Expresso em espanhol, pois, segundo suas palavras textuais, "tanto trabalho e esforço não devem ficar guardados em uma gaveta". Ela estava segura de que, já que o Expresso havía tido tanto éxito, a versão em espanhol seria igualmente bem-sucedida. Devo admitir que nunca me ocorreu publicar os capítulos que havia traduzido a medida que os ia lendo. Minha intenção foi sempre imprimir as histórias e mandar encaderna-las, ou envia-las a quem estivesse interessado em lê-las. Porém tive que reconhecer que a idéia de Meri era tentadora, assim aceitei.
Meri e eu começamos a fazer planos, discutir detalhes e trocar opiniões. Em pouco menos de uma semana inauguramos o Expresso Hogwarts em espanhol. Como é muito recente, os leitores são, todavia, muito poucos, porém pouco a pouco irá se tornando conhecido.
Para finalizar, devo expressar minha admiração pelos integrantes do Expresso, porque todos, a sua maneira, são especiais e ocupam um lugar especial em meu coração. Me são muito queridos, pois fizeram deste blog uma página de entretenimento, interessante, divertida e um site de interação. Sigam em frente, pois aqui sempre terão uma fiel leitora!
(Texto carinhoso da Corina Frasier, traduzido por Meridiana - Agradecemos de todo o coração pela amizade dela nesses últimos dois anos, e que só tem crescido com o tempo)