Tuesday, June 06, 2006

Back to the future - Por Dra. Sam Brown e Lore McFly

Relato histórico de fãs que foram premiadas pelo destino inexorável de Merlim


Dois anos e sete meses atrás. Novembro de 2003. Lorelai McGuire estava em sua casa. Olhou para o relógio de parede - cinco da tarde. "Hora do chá", pensou a garota. Passou a mão num pacote de biscoitos, num copo de Coca-Cola (light, por favor) e sentou-se defronte ao seu computador - um desktop com 20 GB de HD e míseros 126 de memória. Havia descoberto a internet como fonte diversão há pouco mais de um mês. Acabara de ler "Harry Potter e a Ordem da Fênix" pela segunda vez. De novo, iniciou sua busca por algo que se servisse de modelo e inspiração para o que ela queria criar, juntamente com seu irmão, dois primos e quatro amigas: um blog bruxo. Eles já tinham nomes postiços, dolls do tipo cartoon, mas exatamente o que escrever? RPG? Nem sabia o que era fan fic! E lá foi ela novamente pedir ajuda ao São Google.

Viu um link interessante. Clicou nele. Um layout em azul, com o Dan Raddcliff estampado no topo. Feito com a imagem de divulgação de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro filme da série. Percorrendo a extensão da página com o mouse, viu que o blog também tinha dolls. E mais ainda, tinha fichas dos participantes! Começou a ler. Aos poucos, seus olhos castanhos de caleidoscópio brilhavam mais e mais. Encontrara mais que uma inspiração. Achara uma pérola no meio de tantos links do site de busca. O final de sua leitura, que durou algumas horas, foi o mais previsível possível. Na cara-dura, lustrada com o mais puro óleo de peroba, ela deixou um comentário que, meses mais tarde, descobriu ser a coisa mais comum e repetitiva do mundo: "Olá, gostaria muito de fazer parte da equipe..."

Foi Meridiana Johnson quem fez contato com ela. Explicou gentilmente que não havia espaço para novos membros. "Já devia imaginar isso", Lore pensava. E levou seu projeto de blog adiante. Apesar de estilos totalmente diferentes, em tempos completamente diversos, acabaram se tornando blogs amigos. Continuou se correspondendo com Meri. Conheceu Biba Groovey. Depois recebeu a ilustre visita de Raven Sinclair. Objetivos comuns, idéias, planos, parcerias e elas tiveram a brilhante idéia de criar o primeiro candymaker de Hogwarts. Lore colocou a mão na massa de um lado, Meri e Biba de outro e foi um troca-troca de roupinhas, dolls, acessórios...

O destino, entretanto, foi cruel. Dadas às circunstâncias, Lorelai foi obrigada a dar uma afastada básica do seu passatempo preferido. Assim, a ruivinha e Biba seguiram sozinhas no seu dollmaker. Mas apesar de não tão presente on line quanto antes, sempre que possível, passava os olhos nos posts do Expresso.

O tempo correu. O turbilhão de novidades na vida da grifinória de olhos caleidoscópicos assentou e naturalmente, as coisas foram retomando seu ritmo normal. E ela pôde voltar a se sentar às cinco da tarde com seus biscoitos e Coca-Cola diante do computador. Primeiro local de visita: Expresso Hogwarts.

Tanta novidade! E o mais divertido de tudo: caiu de pára-quedas justamente no dia do aniversário de dois anos do blog! Deixou seu recado emocionado, desejando os parabéns e felicidades mil para aquela turminha que lhe era tão querida. Surpresa, recebeu um email de Meridiana no dia seguinte, feliz por ela ter reaparecido e participado da festa. Lore se sentiu recompensada, feliz e lisonjeada. Retomaram a antiga troca de e-mails e dolls. McGuire voltou a acompanhar diariamente as aventuras daquela galerinha amada. Durante suas futucadas nos links do Expresso, acessou outro blog e conheceu através dele, Samantha Blair. Aqui começa a parte divertida da história que lhes é narrada.

***********************************************************


Em dezembro de 2004 começava o vício por dolls de Samantha Blair. Ao entrar na internet, ia direto ao Google procurar links novos para conhecer e um chamou atenção porque o nome era "Embarque no Expresso Hogwarts". Como amava tudo relacionado à Harry Potter, o clique foi certeiro e a surpresa total. Era um blog com candies diferentes, onde ela via roupas transformadas em uniformes e o melhor era que ao lado tinha histórias sobre aqueles personagens das dolls. Praticamente uma resposta à sua pergunta interna, porque demora tanto para sair mais um livro da série!

Em menos de um dia leu todo o histórico do blog e de imediato clicou no link "blog irmão", indo conhecer o Expresso Hogwarts. No futuro iria rir do fato de conhecer o mais novo antes de conhecer o antigo e ver que foi perfeito, pois ao abrir o Expresso viu que teria trabalho para ler tudo. Decidida a conhecer todos antes de entrar em contato, Sam parou a vida por 3 dias para conseguir ler todas as histórias de um ano e meio de blog. Ao terminar, sentiu o que todos sentem: tinha que fazer parte daquela equipe!

Pensando bastante, escolheu ser mais cara de pau que a amiga acima: fez a ficha e mandou. A resposta de Meridiana foi bem amigável e, claro, falando que o Expresso já tinha bastante gente. No meio de contatos que a própria Meri ajudou, Sam conheceu outra garota que também queria ter um blog e assim criou o seu. Conheceu Lorelai McGuire quando esta veio através de um link no Expresso e dali as aventuras começaram.

Lore e Sam se tornaram boas amigas, conversavam muito e contavam coisas de suas vidas. Óbvio, sempre falavam o quanto adoravam o Expresso e todos os que ali estavam. Lorelai não cansava de dizer que era fã antiga da turma e contava histórias do começo do blog que fazia os olhinhos de Sam brilharem.

Até que um dia...

- Sam, você VIU AQUILO?

- Se você está falando do concurso do Expresso, vi sim! *______*

Apesar de eufórica por finalmente ter se deparado com uma oportunidade de integrar a equipe, Lorelai também estava preocupada. Conhecia Meridiana o suficiente para saber o quão certinha ela é com as regras. E as do concurso eram bem claras: o candidato só poderia participar de mais um blog. E tanto Sam quanto Lorelai, além de ter cada uma o seu próprio clã para guiar, ainda por cima tinham se unido e criado mais um. Logo de cara, estariam descartadas do concurso. Sam, entretanto, não se deu por vencida.

- E se a gente escrevesse uma carta pra Meri?

Lore assentiu, eufórica. A srta. Blair na mesma hora, escreveu a carta, dando para uma coruja levá-la até a ruivinha, com recomendações catedráticas de que fosse o mais ágil possível.

Meridiana a recebeu prontamente. Só Merlim deve saber qual foi a reação da garota ao ler os absurdos escritos pelas duas malucas que queriam participar do concurso de qualquer jeito.

"Prezada/Querida Meri,

Viemos por meio desta provar/pedir/implorar (de joelhos) que algumas pessoas que escrevem em mais de 1 blog (nós) possam entrar no Expresso.
Alguns argumentos bem convincentes:

1º) Como os Marotos e o Harry provaram, regras são adaptáveis à situação;
2º ) Aceite quem você sabe que não vai te deixar na mão (podemos enviar RG, CPF, "nada consta" e um contrato assinado com firma reconhecida);
3º ) Entrar para o Expresso é tão importante que estamos aqui implorando ( por favor, por favor ** olho pidão do Gato de Botas **)
4º ) Sabemos guardar segredos. Não faremos estardalhaços se não quiser;
5º ) Temos computador, internet banda larga, tempo e disposição. E se não tivéssemos, iríamos arrumar;
6º) Se as regras do Expresso mandassem todos os personagens andarem de cabeça para baixo, Sam/Lorelai já teriam todo o guarda roupa adaptado;
7º) Já lemos o livro 6 e podemos sugerir acontecimentos para aquelas partes "2 meses depois...";
8º) JURAMOS SOLENEMENTE SER FIEL AO EXPRESSO E NÃO ABANDONÁ-LO;
9º) Estamos sendo sinceras sobre quem somos (além do RG, CPF, podemos enviar retrato e comprovante de residência)
10º) Você pode ver por esse e-mail que imaginação não falta;
11º) A Lore promete que vai segurar as ondas, não vai inventar nada mirabolante que possa prejudicar o bom andamento do blog e que vai ser uma menina comportada e obediente;
12º) Fazemos dolls bonitinhas e podemos ajudar a enfeitar o blog;
13º) Podemos ajudar a fazer mais peças de roupas para o dollmaker;
14º) Fazemos criações exclusvias e não cobramos nada;
15º) E acima de todos os outros: somos fãs incondicionais do Expresso e da Meri (a Lore desde os primórdios do blog, e a Sam, desde que descobriu, nunca mais oabandonou).

Bjos do complô recém-formado, Lore e Sam.

PS: Desculpa o desabafo, mas é que a gente tá surtando MESMO.
Talvez precisaremos de uma vaga na unidade de coronárias de algum hospital local até o dia 25/09. Se não nos encontrar nas nossas residências para comunicar a contratação ou não, as corujas devem ser entregues no CTI."


***********************************************************


- E aí, Lore, falou com a Meri hoje? - Sam perguntava desesperada.
- Falei sim. - concordava a morena.
- E então??? Alguma pista, algum indício, algum rastro, qualquer coisa?
- Nada. Super discreta, como sempre...

Sam suspirou. Lore voltou a roer as unhas. O tempo parecia não passar. Meri havia aceito as inscrições de ambas, mas nunca dava nenhuma deixa de como andava o processo seletivo, nem se tinham alguma chance... Nadica de nada.

- Sam, eu vou infartar! - Lorelai surtava todos os dias.
- E eu vou ter um ataque se continuar sem dormir...
- Ai! - Berrou McGuire após levar um tapa na mão.
- Pára de comer essas unhas, já estão no sabugo, não está vendo?
- Olha quem fala, o bacon reclamando do toucinho! - a grifinória retrucou tirando as mãos de Samantha da boca.

Todos os dias a mesma aflição. Não tinham outro assunto. Só conseguiam fazer contagem regressiva para o dia dos resultados. E eis que finalmente o gran finale chegou.

Ao abrir a caixa de e-mails, a reação de Lorelai foi subir pelas paredes de tanta felicidade! Mal se continha em si! Então escreveu para Meri imediatamente, perguntando sobre Sam, já que não havia encontrado a amiga naquele dia... Para sua decepção, Sam foi uma das finalistas, mas acabou ficando de fora. E a alegria de McGuire se transformou em um poço de culpa. Ela estava dentro, Sam não.

Samantha Blair, no entanto, é gente que faz. Ficou triste sim, mas se esforçava para fazer a amiga ficar feliz por conseguir e pedir para que não ficasse triste e aproveitasse. Ela merecia. Meri escreveu falando o quão boa ela era e que tinha sido muito difícil saber quem escolher, mas o resultado final tinha sido resolvido.

Sam sacudiu a poeira e aceitou que não tinha conseguido. Claro que o coração ficou triste, mas gostava do Expresso mais que isso. Não ia largar o blog que tanto amava e as histórias que tanto gostava. Continuou a visitar todos os dias e a ler todas as histórias e comentar. Aceitava que era fã. Fã que é fã não desiste assim tão facilmente, afinal já tinha tentado três vezes e poderia tentar a quarta. Decidiu esperar, quem sabe conseguiria...

Com o passar dos meses, Lorelai foi se enturmando aos poucos, conhecendo a equipe e sempre estimulando a amiga a continuar tentando. De vez em quando, insinuava à Meri se o Expresso não seria como um concurso público, onde os remanescentes poderiam posteriormente ser chamados, caso necessário. Meridiana ria. Não havia necessidade daquilo. Até que Kat precisou deixar a turma. Oportunidade perfeita para aproveitar o buraco branco de Samantha Blair. A ruivinha a convidou. E Sam topou de imediato.

***********************************************************


Como é fazer parte desse blog tão querido depois de tanto almejar, sonhar e esperar? Indescritível, fantástico, maravilhoso. Não poderíamos estar mais felizes. Somos fãs de carteirinha do Expresso, acompanhamos de perto como expectadoras muitos momentos da turma, esperançosas de um dia poder estar no meio dela. E hoje, privilegiadas, felizes, satisfeitas e muito orgulhosas, cá estamos. Fortalecendo laços de amizade, carinho, respeito, formando bandos de malucas que escrevem juntas, se divertem juntas, riem, resmungam, trocam confidências... Sempre prontos para ajudar uns aos outros. Eis o que somos hoje: parte dessa família linda, sonhadoras plenamente realizadas e felizes por compor a equipe mais famosa de fan fic de todos os tempos.

PARABÉNS PRA NÓS DO EXPRESSO HOGWARTS!